Notícias
Geral
04 de Setembro de 2012
Construção Sustentável é tendência na Paraíba

A construção civil tem alguns pilares que serão incontestáveis no futuro como a presença de bastante verde nas edificações, a utilização de materiais de construção menos poluentes e de fontes de energias alternativas. Existem muitos estudos na área, mas poucas iniciativas práticas, o que leva os profissionais que conseguem inovar a se destacarem na área. Na Paraíba, é possível identificar algumas iniciativas que sinalizam a tendência para os próximos anos.
Os engenheiros alemães Mario Zestermann, Oliver Herzog e Silvia Herzog levaram para o estado um painel solar fotovoltaico que transforma energia solar em energia elétrica. Segundo Zestermann, a ferramenta é uma tendência para o futuro e deverá garantir uma maior economia na conta de energia, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Segundo ele, é necessário investir na ordem de R$ 11 mil para introduzir o sistema em uma casa que gera aproximadamente 250 kw/hora mensalmente. A irradiação solar na Capital permite que o painel consiga gerar energia entre 6h e 17h. O engenheiro explica que decidiu levar o sistema para a Paraíba por causa das condições climáticas, que favorecem a geração de energia solar. Ele destaca, entretanto, que, apesar das condições menos favoráveis, a tecnologia está se popularizando mais rapidamente em estados do Sul do Brasil.