Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


07 de Outubro de 2013

Construção “enxuta” reduz tempo, custos e volume de resíduos

20210315040729_604ecf7187f44.png

A nova sede do SINDUSCON-BA foi destaque na matéria do jornal A Tarde do último sábado (05), sobre “construção enxuta” e seus benefícios para a construção civil.

A assessora técnica do Sindicato, Natasha Thomas, foi uma das fontes da reportagem. Segundo ela, o conceito de lean construction é mudar a forma de construir, evitando o estoque.

Além da produção sob demanda, a lean construction tem como base o uso de peças pré-moldadas, que geram menos resíduos, exigem menos mão de obra – diminuindo o custo final – e reduzem o tempo gasto no canteiro. “Não precisa fazer três camadas de argamassa. Pode usar painéis pré-fabricados”, conta a engenheira.

Natasha acompanha a construção da nova sede da entidade, que está sendo feita nos parâmetros do Processo Aqua, uma certificação ambiental da Fundação Vanzolini.

“Ele define uma série de diretrizes que as construtoras se comprometem a cumprir”. Entram na avaliação critérios que vão desde a durabilidade dos materiais usados até o impacto da obra na vizinhança. “É um guia de boas práticas”, diz Natasha.

Para a assessora técnica, o uso de métodos de racionalização nas obras ainda está dando os primeiros passos em Salvador. “Na Europa inteira, a obra é só montagem. Tudo chega pronto: pilares, vigas, fachada. Assim, a construtora ganha tempo de obra e reduz mão de obra”.

Segundo Natasha, essa redução de custos chega aos clientes finais, mas não diretamente. O comprador do apartamento ou do escritório não pagará menos na aquisição da unidade. A longo prazo, no entanto, ele sentirá a diferença. “O cliente ganha no sentido de que vai reduzir os custos de manutenção, não no custo inicial”, diz a engenheira.