Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



01 de Julho de 2024

Construção gera 18 mil novos empregos em maio e alcança melhor salário de admissão entre setores da economia

pexels-yury-kim-181374-585419-scaled.jpg

A Construção Civil gerou 18.149 novos empregos com carteira assinada em maio de 2024. Deste total, 43,75% foram de trabalhadores com até 24 anos de idade. Ampliando um pouco mais a faixa etária, observou-se que 54,54% das novas vagas foram de pessoas com até 29 anos de idade. “Este resultado demonstra que os jovens estão buscando o mercado de trabalho do setor”, destacou a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

As informações fazem parte dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. *Confira a análise completa no Informativo Econômico da CBIC*

Para Ieda Vasconcelos, é importante observar que, de acordo com os dados do Novo Caged, o salário médio de admissão da Construção, em maio (R$2.290,41) foi o maior dentre outros grandes segmentos e também foi superior ao salário de admissão médio geral da economia (R$2.132,64).

“Há cinco meses consecutivos a Construção Civil vem registrando saldos positivos, com admissões superiores às demissões, o que vem aumentando sistematicamente o seu número de trabalhadores formais. Em maio de 2024, o setor aproximou-se ainda mais da faixa de três milhões de empregos com carteira assinada. Considerando a série do Caged e do Novo Caged, observa-se que o total de trabalhadores na Construção, no quinto mês do ano, com 2,907 milhões, foi o maior desde novembro desde 2014 2.979 milhões”, acrescenta a economista da CBIC.

A ação integra o projeto “Inteligência Setorial Estratégica”, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Fonte: CBIC