Notícias
Setor da Construção
18 de Junho de 2013
Construção deve crescer 2,9% em 2013, segundo projeção de consultoria

Segundo projeções da consultoria LCA, divulgadas ontem (17), a indústria da construção civil, alavancada pelo segmento infraestrutura, deve ter alta de 2,9% neste ano e de 3,9% em 2014.
De acordo com a consultora, as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem estimular o segmento. Para a área imobiliária, no entanto, a expectativa é de expansão moderada.
Com o desaquecimento da construção no último ano (alta de 1,4% ante 3,6% em 2011 e 11,6% em 2010), os preços dos produtos ligados ao setor também estão crescendo em ritmo menor.
A consultoria prevê que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) fique em 6,5% em 2013. No ano passado, ele registrou 7,1%. Ainda em 2013, o preço da mão de obra deve subir 6,6% um pouco mais que o dos materiais (6,3%).
Em 2014, a tendência é que a situação se inverta e que os salários aumentem 4,8%, enquanto os materiais alcancem os 7%.