Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


20 de Março de 2013

Construção civil espera ajustes na desoneração da folha

20210315030659_604ec1437a713.jpg

A poucos dias de entrar em vigor a inclusão de mais setores na desoneração da folha de salários das empresas, a construção civil ainda espera ajustes do governo à medida anunciada em dezembro do ano passado.

O vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, esteve reunido ontem (19) com o secretário de Política Econômica do ministério da Fazenda, Márcio Holland, para discutir a regulamentação da medida, que entra em vigor em 1º de abril.

Ele disse que uma das preocupações é em relação a obras já concluídas. Isso porque as empresas já pagaram a previdência social sobre a folha dos funcionários envolvidos na construção do empreendimento.

No entanto, como as construtoras ainda terão receita com o pagamento de prestações do imóvel, há uma preocupação que haja uma dupla tributação já que as empresas passarão a pagar uma contribuição sobre o faturamento.

Além disso, as empresas que atuam como construtoras e incorporadoras também terão problemas. As últimas não foram incluídas na desoneração da folha de pagamentos.  Segundo ele, o governo está sensibilizado com o problema.