Notícias
Setor da Construção
05 de Setembro de 2012
Confiança da construção civil cai 9,8% em agosto

O Índice de Confiança da Construção (ICST), divulgado hoje (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 9,8% no trimestre encerrado em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa é parecida com a de julho, quando o indicador recuou 9,9%.
No trimestre terminado em agosto, o Índice da Situação Atual (ISA) teve queda de 11,8%, ante recuo de 10,6%, em julho. Dentro desse indicador, o quesito que mede a situação atual dos negócios foi o que mais contribuiu para a queda do ISA ao recuar - 11,5%, ante -9,6%, em julho. Das 704 empresas consultadas, 29,2% avaliaram a situação atual como boa, contra 41,7% no mesmo período de 2011. Do total, 11,1% consideraram a situação atual ruim, ante 8,3% há um ano.
O Índice de Expectativas (IE), por outro lado, apresentou melhora ao passar de queda de 9,2%, em julho, para um recuo menos intenso, de 8,1% em agosto. O quesito que avalia a demanda prevista para os próximos três meses foi o que exerceu maior influência na melhora do IE, ao passar de queda de 8,7% para recuo de 7,2% entre julho e agosto. Apesar disso, a proporção de empresas que prevê aumento na demanda é menor que no ano passado: de 32,1%, ante 41,3%, em agosto de 2011, enquanto a parcela das que esperam diminuição passou de 5,6% para 6,2% do total.