Notícias
Setor da Construção
30 de Julho de 2013
Confiança da construção cai ao menor nível desde setembro de 2010

O Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas (FGV) voltou a cair com mais intensidade, refletindo piora da avaliação das empresas do setor quanto à situação atual da economia e o futuro dos negócios.
Após três meses de quedas menos acentuadas e uma melhora relativa, o indicador recuou 4,0% no trimestre terminado em julho, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Assim, o ICST atingiu 118,8 pontos, o menor nível da série, iniciada em setembro de 2010. Na mesma base de comparação, a queda havia sido de 3,6% no trimestre findo em junho.
O indicador-síntese da Sondagem da Construção sinaliza, portanto, continuidade na tendência de arrefecimento do ritmo de atividade do setor no início do terceiro trimestre de 2013 , diz a FGV.
Apenas em julho, o indicador teve queda de 3,9%, para 116,7 pontos, também o menor da série histórica. No trimestre encerrado neste mês, pioraram as avaliações das construtoras sobre a situação atual e sobre o futuro.
Na mesma base de comparação trimestral, o Índice de Expectativas (IE) passou de queda de 0,6% para baixa de 0,8% entre junho e junho.
Dos 11 segmentos pesquisados, sete apresentaram piora, com destaque para obras de infraestrutura para engenharia elétrica e telecomunicação cuja variação foi de queda de 12,7% em junho, para recuo de 14,2%, em julho; obras de montagem, ao passar de queda de 16,2% para baixa de 18,2%, nos mesmos períodos; e obras de arte especiais e obras de outros tipos, menos 2,7% para menos 4,1%.