Notícias
Economia
06 de Setembro de 2011
Cai confiança do empresariado baiano

Sindicatos e associações empresariais baianas estão menos otimistas com relação à economia. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) do mês de julho registrou 117 pontos – valor 60,4 menor do que o do mês imediatamente anterior. O índice, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), revela que os setores Agropecuária e Indústria apresentaram alta nos seus indicadores, enquanto o setor de Comércio e Serviços registrou queda.
Em relação ao mês imediatamente anterior, tanto o setor Agropecuária quanto o setor Indústria apresentaram aumento de 43 pontos percentuais (p.p.), enquanto o primeiro atingiu 238,6 pontos e permaneceu na zona de otimismo moderado, o segundo seguiu a tendência de leve queda, com – 61 pontos, ficando na zona de pessimismo moderado. O setor de Comércios e serviços diminuiu 41,1 p.p., atingindo 179,2 pontos e migrando da zona de otimismo para a de otimismo moderado.
O questionário da Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano divide-se em duas partes. A primeira é referente às variáveis econômicas (PIB, câmbio, inflação e juros), e a segunda ao desempenho das empresas (vendas, crédito, situação financeira, emprego, capacidade produtiva, abertura de unidades).