Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia


01 de Março de 2013

BNDES concede R$ 2,5 milhões para fomentar tecnologia

20210315030308_604ec05cdcc47.jpg

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de R$ 2,5 milhões, em recursos não reembolsáveis, para o desenvolvimento de uma tecnologia para produção de cimento elaborado com resíduos da construção civil.

O cimento pozolânico é obtido a partir da reciclagem da fração fina (grãos menores do que 0,15 mm de diâmetro) de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). A tecnologia, inédita no mundo, leva à obtenção de um cimento de baixo custo, com alto potencial de exploração comercial.

O material é totalmente obtido a partir do reaproveitamento de resíduos finos de obras civis e demolições - como cimento hidratado e cerâmica vermelha. Os recursos são do Fundo Tecnológico (BNDES FUNTEC) e serão destinados ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

O apoio do BNDES corresponde a 50% do valor total do projeto. O cimento de RCD, por possuir resistência mecânica inferior à do cimento tradicional, possui aplicações distintas, podendo ser utilizado como base estabilizada, no revestimento de pavimentos rígidos e no reaterro estabilizado de valas de água, esgoto e telefonia.