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21 de Novembro de 2012
Banco do Brasil promete produtos diferenciados para empresas

Inovação e produtos formatados para o perfil de incorporadoras e construtoras a custos competitivos são a aposta do Banco do Brasil para aumentar a participação no setor imobiliário. A informação é do vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges, que participou nesta quarta-feira (21), em Salvador, de encontro dos dirigentes do banco com empresários e executivos do setor. “A maior instituição financeira da América Latina, não poderia permanecer na liderança se não ingressasse com força no setor imobiliário”, disse. O evento, promovido pelo SINDUSCON-BA, ADEMI-BA E CBIC, reuniu em torno de 60 pessoas no Hotel Caesar Business Salvador, para conhecerem a atuação da instituição no Crédito Imobiliário e no Minha Casa Minha Vida.
O superintende do BB na Bahia, João Batista Trindade Filho, reafirmou o propósito da instituição em se aproximar dos empresários do setor. O diretor de Crédito Imobiliário do Banco, Gueitiro Matsuo, destacou a interlocução da instituição com a CBIC para formatar os produtos do segmento. “O BB é iniciante e aprendiz neste segmento tão importante para o PIB. No Minha Casa Minha Vida, os empresários da Bahia fizeram a diferença e nosso grande desafio é entrar nesta velocidade”, disse. Segundo ele, o BB projeta que a relevância do crédito imobiliário para o País seja crescente nos próximos anos devendo atingir, em 2020, 16% do PIB, uma carteira imobiliária da ordem de R$ 1,3 trilhão. Para se ter uma ideia do que isso representa, em 2010, o CI respondia por 4,1% do PIB, em 2011 5,3% e este ano deve fechar em 6,6%.
“Em 2011, o crédito geral cresceu 11% enquanto o crédito imobiliário aumentou 33%, um desempenho três vezes maior que a média. Nossa expectativa é que o CI cresça R$ 85 bilhões por ano até 2015”, afirma Matsuo. Segundo ele, após o ingresso do BB no Crédito Imobiliário em 2008, os produtos passam por um aperfeiçoamento constante. Este ano, com a criação da Diretoria de Crédito Imobiliário (Dmob), o BB entra em novo patamar. “Hoje temos todas as soluções que os incorporadores e o mercado precisam”, afirmou. Em três anos de atuação o BB conquistou 4% de share no CI brasileiro a meta, até 2014, é ser o segundo banco a trabalhar com CI no País. Este ano, o BB fechará a carteira imobiliária, em R$ 13 bilhões. Após a exposição, os empresários tiraram dúvidas relativas aos trâmites dos processos de financiamento.
O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima, comemorou a presença de uma instituição financeira do porte e capilaridade do Banco do Brasil no financiamento à produção e no crédito imobiliário, num momento de retração dos agentes privados. Nilson Sarti, presidente da ADEMI-BA, destacou a expectativa do setor do Banco do Brasil tornar-se um parceiro na manutenção do dinamismo do mercado imobiliário baiano.