Notícias
Setor da Construção
14 de Janeiro de 2013
Avaliação de conformidade para materiais de construção está em vigor

Já estão em vigor os "Requisitos da Avaliação de Conformidade (RAC) para Materiais e Equipamentos da Construção Civil". A Portaria de Nº 658 foi aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no final de dezembro de 2012 e publicada no Diário Oficial da União no mesmo mês.
Foram alteradas e atualizadas as certificações voluntárias para blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação e telhas cerâmicas. Também foram criadas certificações para tijolos maciços cerâmicos para alvenaria e telhas de concreto.
As medidas foram tomadas visando prevenir acidentes, assim como aumentar a durabilidade e o desempenho das construções.
O RAC estabelece três modelos de certificação distintos, sendo responsabilidade do fornecedor optar por um deles. São eles: Ensaio de lote; ensaio de tipo, seguido de verificação através de ensaios em amostras retiradas no comércio, exclusivo para micro e pequenas empresas; e ensaio de tipo, avaliação e aprovação do Sistema de Gestão de Qualidade do processo produtivo.