Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


09 de Outubro de 2013

Área do Hotel Hilton será desapropriada para construção de museu

20210315040848_604ecfc0cc02f.png

O imbróglio que se arrasta desde 2005, envolvendo o projeto de construção do Hotel Hilton, no Comércio, finalmente terá um desfecho.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, a área será desapropriada para a construção de um museu.

O anúncio foi feito, ontem (8), durante o Fórum Agenda Bahia, realizado na Arena Fonte Nova. Segundo ele, o decreto que autoriza a desapropriação já está quase pronto, na Procuradoria Geral do Município, e a construção do “equipamento de turismo e cultura” está prevista no orçamento de 2014.

A previsão é de que fique pronto em 2016, e ainda não se sabe o valor exato do investimento. “Ainda estamos delimitando exatamente o que será construído, mas a ideia é usar não somente a área do Hilton, mas ampliar a área”, disse.

Segundo Bellintani, a desapropriação não trará futuros problemas jurídicos para a prefeitura. “A desapropriação é um ato unilateral previsto em lei.

É totalmente legal, desde que a gente dê uma função para a área em até dois anos”. O secretário cobrou do secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Fábio Mota, os recursos para o segundo trecho da revitalização da Barra, que vai do Barra Center até a Avenida Adhemar de Barros, em Ondina.

Ao CORREIO, Mota assegurou que os recursos, da ordem de R$ 20 milhões, serão empenhados já nos próximos dias. “Esses recursos estão garantidos e serão liberados na semana que vem. São recursos do Prodetur, do Ministério do Turismo”, disse.