Notícias
Setor da Construção
10 de Setembro de 2012
Aplicação do Conceito de Desempenho será lenta e gradual

Termina no próximo dia 13 de setembro o prazo para que o setor da construção participe da consulta pública nacional da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre a Norma de Desempenho (NBR 15.575).
Para o coordenador da Norma de Desempenho versão 2008, vice-presidente de Tecnologia do Secovi-SP e sócio diretor da Construtora Tarjab, Carlos Borges, a Norma de Desempenho é um importante instrumento para o consumidor exigir maior qualidade das obras. “Como a Norma define claramente quais são os requisitos de desempenho e a forma de mensurar se os níveis desejados foram atingidos ou não, fica mais fácil e menos subjetivo a verificação da qualidade”, diz Carlos Borges.
Seis partes da Norma de Desempenho (NBR 15.575), que trata de Edificações Habitacionais – Desempenho estão em votação. Os textos, objetos de votação, são: Requisitos Gerais (NBR 15575-1); Sistemas estruturais (NBR 15575-2); Sistemas de pisos (NBR 15575-3); Sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 15575-4); Sistemas de coberturas (NBR 15575-5), e Sistemas hidrossanitários (NBR 15575-6).
Segundo Borges, a nova Norma será um divisor de águas para o setor. “Ela exige um novo modelo mental para concepção de produtos imobiliários, que envolve toda a cadeia produtiva. E uma nova metodologia de projeto que exigirá um nível de conhecimento e informações muito maiores do que existe hoje, além de uma visão de longo prazo”. Segundo ele, a aplicação do conceito de desempenho será lenta e gradual no Brasil pela quantidade de agentes envolvidos e pelo estágio técnico do setor, mas não tem dúvidas de que será um processo irreversível.
A consulta está disponível no link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx. Clique no link do “ABNT/CB-02 Construção Civil” para ter acesso às seis partes da Norma. Para visualizar e votar, é preciso apenas criar o ABNT Passaporte (nome, CPF, email e senha). O processo é rápido e simplificado.