Notícias
Setor da Construção
13 de Setembro de 2012
Abertura da Construir Bahia é prestigiada por autoridades e empresários

A 12ª edição da Construir Bahia foi inaugurada com a presença de empresários, governos, entidades formadoras de mão-de-obra e representativas da indústria e dos setores de construção, equipamentos e mercado imobiliário. “Essa união demonstra a força de um evento como a Construir Bahia. A feira será mais que a mostra de materiais e processos, proporcionará uma discussão qualificada sobre inovação tecnológica e sustentabilidade, conceitos que levarão a cadeia da construção para um novo patamar”, destacou o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Vieira Lima, na solenidade. Arthur Veira, presidente da ABELME, destacou o otimismo do segmento de equipamentos e movimentação de material após dois anos desacelerados. “A feira, com certeza mostrará a tendência de retomada de crescimento”, disse.
Maior evento de negócios em construção do Nordeste, a Construir Bahia está sendo realizada simultaneamente à Expo Máquinas e Equipamentos até o próximo sábado (15). A expectativa dos organizadores é atrair um público de 35 mil pessoas nos quatro dias de evento. Organizado pela Fagga | GL exhibtion, o evento é uma realização do (SINDUSCON-BA) em parceria com a Associação Baiana das Empresas Locadoras de Máquinas e Equipamentos (ABELME) e a Martins – Sistema Integrado.
A expectativa do setor, é que haja uma retomada de crescimento, conforme destacou o presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti. O Superintendente Regional da Caixa na Bahia, Luiz Antônio Souza, disse que a Construir Bahia é um evento consolidado e como tal, importante para o setor. “O mercado, com certeza, este ano, será favorável diante das oportunidades que estão vindo para o setor com os recentes incentivos governamentais”, disse.
Edival Passos, Presidente do SEBRAE-BA, destacou que a conjuntura atual reveste maior importância ao papel da Construção Civil. ”O crescimento econômico de 4%, recentemente mensurado, se deve justamente aos excelentes resultados no setor”. Segundo ele, quando se pensa na variável emprego, mesmo com ligeira retração na contratação pelas grandes empresas, as pequenas e micros continuam com grande empregabilidade na construção.
Victor Ventin, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, que representou o presidente da Fieb, José Mascarenhas na solenidade, elogiou o enfoque do evento em inovação tecnológica e sustetabilidade. “Que nessa imersão pela inovação e sustentabilidade, capitaneada pelo Sinduscon-BA, a Fieb possa ser o parceiro de sempre. Solicitem qualificação de mão-de-obra, essa demanda é sinal de que o setor está em desenvolvimento”, disse.
Abelardo de Oliveira Filho, presidente da Embasa, também prestigiou o evento. “Com certeza será o sucesso de sempre e demonstrará a força da cadeia produtiva da construção”, disse. O Secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, James Correia, parabenizou a realização de mais uma edição do evento que demonstra a força da cadeia produtiva da construção. “O desafio de vocês é ocupar o desenvolvimento que o estado da Bahia tem proporcionado em vários setores”, disse. Segundo ele, as perspectivas para os setores de construção e equipamentos são promissoras. “Com certeza o setor teve uma participação efetiva entre os 500 mil empregos gerados no estado.
SINDUSCON-BA assina convênio de três milhões com a Caixa
A assinatura do convênio do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA) com a Caixa Econômica Federal para o financiamento das obras da nova sede da entidade foi o ponto alto da abertura da Construir Bahia 20012 - Feira Internacional da Construção, ontem, no Centro de Convenções da Bahia. O superintendente regional da Caixa na Bahia, Luiz Antônio Souza, destacou que a operação foi customizada, ou seja, a linha de crédito, de R$ 3 milhões, foi negociada para atender as necessidades específicas do empreendimento. “Além dos produtos específicos para a cadeia da construção, temos operações estruturadas”, disse.
Carlos Alberto Vieira Lima destacou o empenho do presidente da Caixa, Jorge Hereda, e de toda a equipe da instituição na Bahia, em apoiar o projeto do edifício sede do Sindicato que tem como foco o desenvolvimento sustentável. O edifício está sendo erguido no terreno de 600 m² onde funcionava a antiga sede da entidade, e sua execução está sendo feita a partir da escolha integrada dos processos e materiais construtivos, o uso de sistemas para redução de resíduos, além de respeitar a relação harmônica do edifício com o seu entorno. “A nova sede do SINDUSCON vai marcar o conceito de Desenvolvimento Sustentável no setor da construção no Estado”, destacou Vieira Lima. Ele saldou Eleonoro Mescia, a quem chamou de madrinha do projeto, Adelson Prata, diretor regional da Caixa e Aristóteles Menezes Júnior, que hoje preside a Desembahia.
SENAI-BA inaugura Escola Móvel da Construção
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA) inaugurou ontem (12), no Centro de Convenções da Bahia, a Escola Móvel de Construção Civil. Fruto das ações do grupo de Capacitação para Inovação do Programa de Inovação Tecnológica, a proposta da unidade é levar aos canteiros de obra cursos de aperfeiçoamento profissional visando facilitar a incorporação de inovações no setor de construção civil.
A abertura oficial da unidade foi feita pelo Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, representando o governador Jacques Vagner, o vice-presidente da Fieb, Victor Ventin, Carlos Alberto Vieira Lima e Vicente Mattos, do SINDUSCON-BA e Tatiana Almeida Ferraz, do setor de construção do SENAI-BA. Empresários e autoridades presentes visitaram a unidade equipada com uma biblioteca para consultas, ferramentas para aulas práticas e um laboratório de informática. Os cursos serão desenvolvidos com apoio de jogos didáticos, inovando também nas estratégias pedagógicas. A Unidade está aberta à visitação até sábado. Amanhã (14), na parte da tarde, haverá uma aula inaugural, com alunos do Projeto Construir Melhor, do Baixo Sul.
Na fase inicial do projeto estão disponíveis os cursos: Aperfeiçoamento no uso de argamassa industrializada; Execução de alvenaria racionalizada; e Formas e escoramentos industrializados para estruturas de concreto. Outros programas podem ser desenvolvidos para atender a demandas específicas de construtoras e fornecedores parceiros das empresas. A iniciativa tem o apoio dos SINDUSCONs da Bahia, Ceará e Rondônia, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e parceria da Votorantim. A unidade estará aberta à visitação até o dia 15 de setembro, no Centro de convenções.
Troféu “18 anos de Bahiagás” agracia lideranças da Construção
O estande da Bahiagás se transformou em um palco de homenagens, aos grandes nomes do setor da Construção Civil e do Mercado Imobiliário na noite de ontem. A companhia agraciará ao longo do evento, o troféu “18 anos de Bahiagás” aos profissionais e empresas que contribuíram para a consolidação do gás natural canalizado nos mercados residencial e comercial de Salvador.
Dentre os homenageados na abertura do evento estão o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima; o superintendente da Sucon, Cláudio Silva, o Conselheiro do SINDUSCON-BA, Thales de Azevedo Filho; Murilo Murta, da Progás, entre outras personalidades ligadas à construção e ao mercado imobiliário.