Notícias
Geral
26 de Novembro de 2012
6º Encontro de Mestres, Encarregados e Técnicos reúne 200 pessoas

Sábado (24) foi dia de aprendizado e confraternização para as cerca de 200 pessoas que participaram do 6º Encontro de Mestres, Encarregados e Técnicos de Obras, promovido pelo SINDUSCON-BA com o apoio do SINTRACON-BA e do SESI-BA, a partir das 9h, no SESI Itapagipe. As atividades foram abertas pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, Carlos Alberto Vieira Lima e pelo diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia.
Amilton Otávio, do SINTRACON-BA destacou o novo papel dos líderes nos canteiros. “Nós trabalhadores também sabemos nos organizar. Alguns companheiros nos passaram que ainda falta um alinhamento entre encarregados mestres e técnicos para atuarem nos canteiros de obras. É para isso que estamos reunidos aqui, para aplicarmos nosso aprendizado no dia-a-dia do canteiro de obra. Hoje a administração visa traçar perfil de amizade entre os membros das equipes, não se vê mais profissional gritando com operários, não se aplica mais a “metodologia” dos anos 80”, disse.
Carlos Alberto Vieira Lima, presidente do SINDUSCON-BA destacou que mesmo em posições diferentes os dois sindicatos, que lutam pelo interesse de sua base, podem trabalhar por uma causa comum que é a melhoria na qualidade de vida nos canteiros. “Saúde e Segurança são peças chave para uma obra bem-sucedida. O dia de hoje visa a troca de experiência entre profissionais e ainda trazer familiares neste congraçamento”, afirmou ao agradecer a Evandro Amorim, representante do SESI-BA no encontro, a parceria na sexta edição do evento. Vieira lembrou que os encarregados e técnicos são os profissionais que aliam o conhecimento teórico à vivência prática, pontos fundamentais em um projeto de engenharia.
A arquiteta Alba Sena Gomes, que atua há 26 anos no setor e tem a carreira atrelada à produção, fez uma palestra para os mestres, encarregados e técnicos presentes, proporcionando um momento de reflexão e troca de experiência. Especialista em gestão empresarial na Construção Civil em gestão da liderança, Alba é coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da Souza Netto Engenharia, e destacou ao público que eles, em suas funções são os principais líderes em sua estação de trabalho, fundamentais como multiplicadores de conhecimento e instruções de trabalho nos canteiros de obras. “É fundamental a função de vocês numa obra, é nossa principal interface com a parte operacional”, observou a palestrante.
Respeito e Motivação – Conforme Alba, o conhecimento do mestre, encarregado e técnico, e a forma como lidam com a equipe estão diretamente relacionados à produtividade de uma obra. As atividades foram iniciadas com a prática de ginástica laboral, importante para preparar o corpo para o inicio do dia e contou ainda com a apresentação do Vídeo “Eu sou o que faço”, com depoimento de um encarregado de obra. Entre os principais pontos discutidos ao longo da palestra está o papel dos encarregados em distribuir os serviços a serem executados nos canteiros garantindo a o sucesso em todas as fases das obras.
Os atributos dos líderes foram ressaltados entre eles o diálogo permanente com a equipe, a conquista do respeito dos liderados, que se dá pela capacidade do líder de influenciar um grupo na direção dos objetivos pretendidos de forma a motivá-los. “O líder também é um multiplicador de conhecimento. O líder que retém conhecimento, que não quer ensinar, não vai sobreviverá”, destaca Alba. A arquiteta reforçou a importância dos mestres, encarregados em técnicos em consolidarem a cultura da segurança, ao lembrarem as normas de segurança no canteiro e o uso adequado dos EPIs.
Para a arquiteta, o grau de confiança deste profissional a credibilidade e o respeito que passaram é que garantem o poder da liderança. Além disso, é importante saber organizar o tempo, liderar pessoas e delegar tarefas.
Uma enquete teatral encerrou a palestra, destacando de forma bem-humorada os equívocos que alguns profissionais cometem no dia-a-dia. Após a apresentação foram sorteados brindes e os profissionais foram agraciados uma cafeteira, um gril, uma sanduicheira, um celular e um DVD player.
Idelfonso Ferreira da Silva, que trabalha na Sertenge e atua na profissão há 12 anos, assumiu o cargo de encarregado há seis meses e se identificou muito com a palestra. “A primeira coisa que faço quando chego no canteiro de obra é conversar com a equipe, discutimos as normas de segurança. Não adianta produtividade se não estivermos em alta segurança”, afirma.
Oficina Cozinha Brasil
Familiares dos trabalhadores foram contemplados com uma programação especial: a Oficina Cozinha Brasil, palestra que ocorreu simultaneamente ao Encontro. O programa é uma iniciativa do SESI, em parceira com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e ensina à população como preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdícios. Além disso, foram fornecidas dicas para uma alimentação saudável e hábitos alimentares para garantir uma boa saúde. Esposa de um encarregado de obras, Patrícia Santos, participou pela primeira vez do Encontro, junto com os filhos. “Achei a palestra bem interessante. Descobri que algumas coisas podem ser feitas de maneira diferente. Estou gostando bastante do Encontro e espero ganhar muitos prêmios”, disse Patrícia, com entusiasmo. Durante a Oficina, foram sorteados brindes entre os participantes, que puderam experimentar algumas receitas desenvolvidas pelo Programa Cozinha Brasil.
Confraternização
Após a programação técnica, trabalhadores e representantes do SINDUSCON-BA e do SINTRACOM reuniram-se num delicioso churrasco, ao som do grupo de samba Suvaco de Cobra.
Confira as fotos do Encontro na página do SINDUSCON-BA, no Facebook. http://www.facebook.com/SINDUSCON.BA